tag:blogger.com,1999:blog-6350060519598436819.post2577451340949107071..comments2023-04-04T01:03:39.548-07:00Comments on Dançamentos: Há quem possa se emocionarOdailso Bertéhttp://www.blogger.com/profile/01573779671298716567noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6350060519598436819.post-14784052893581276982010-08-25T12:40:45.283-07:002010-08-25T12:40:45.283-07:00Re-emociono-me (se é que essa palavra existe), ao ...Re-emociono-me (se é que essa palavra existe), ao ler seu texto sobre essa coreografia-acontecimento.<br /><br />Agrupando-se às questões estéticas trazidas no texto, e por mim vividas na platéia, "A quem possa interessar" figura a entrega de algo que foi demandado há quase quatro anos, ao BTCA: qual o interesse de ter um Companhia Oficial nas diversas condições que se apresentavam – alguns funcionários ausentes, alguns bailarinos com o gosto perdido, uma presença de bailarinos substitutos (os REDAs), o distanciamento do BTCA de outras instâncias do Estado e até da Sociedade Civil, além dos criticados bailarinos "mais velhos".<br /><br />Essas questões produzidas desde 2006 geraram interferências na estrutura da Companhia Oficial, como o faz um Coreógrafo, quando chega e perturba os corpos para que dessa destabilização nasça a criação coreográfica. A despeito dos incômodos que esses processos geram (e em diversas direções), nossa Companhia não só dá sinais de força e vitalidade por SUPORTAR o tempo, mas por permaneCER. O BTCA, de onde repetidas vezes nesse tempo, ouviu-se, interna e externamente, que iria se dissolver, se reconstruiu e redimensionou sua atuação considerando não mais o que DEVE ser, mas o POSSÍVEL. A ditadura do gabarito dá lugar à diferença e a diversidade, que se apresenta, nesses anos, como propostas possíveis de ação do Balé (junto a outros grupos artísticos da cidade, junto à Escola de dança da Funceb, junto a artistas e interessados da dança no interior da Bahia, dentre outras). Na medida em que reconhece as diferenças de seus integrantes, suas competências, bem como as possibilidade de entrar nos diferentes diálogos com a sociedade, o Balé aproxima-se, destituindo não só o gabarito, mas a realeza: aqui todo mundo é gente e a gente pode dialogar. O desejo de querer estar perto do Balé desloca da posição de idealização para a do compartilhamento. Será que isso aponta para um balé estatal que representa uma sociedade?<br /><br />A coreografia A quem possa interessar parece aprontar, na sucessão de suas cenas, enquanto dançam, para essa outra história; não apenas as pessoais dos bailarinos, mas a comum, partilhada nesses últimos quatro anos de reentender-se e se redimensionar com a adversidade da pressão política de "dar resposta a alguém". <br /><br />Eis que uma certa resposta, não a derradeira, não a definitiva, mas uma resposta dançada. "A quem possa interessar" reafirma a condição de ser uma Companhia estatal (dezenas de bailarinos em cena); o faz dizendo de um estado atualizado, na democracia e na diversidade (as diferenças de corpos dançantes e de suas histórias e entonações feitas nas narrativas em cena); e inclusive atualiza o lugar do outro - o Coreógrafo Rodovalho e principalmente o Diretor Artístico, Jorge Vermelho - uma vez que esse outro não é só a inteligência que manipula o corpo (de baile), mas um ator do diálogo, do respeito que cuida da história de cada um e ainda a (re)trata, fazendo do compartilhamento da diferença a possibilidade de suas combinações compositivas enquanto discurso estético próprio (como é o caso da assinatura Rodovalho, muito clara na encenação e na coreografia).<br /><br />De maneira muito contundente, a platéia, no sábado (14/08), com uma lotação singular do TCA, foi suspendida pela coreografia, e pôde, depois desses 4 anos, pôr-se de pé e retribuir a vibração ali sentida através das palmas que ovacionaram esses, como tantos que temos assistido e vivenciado, guerreiros da dança.<br /><br />Ao final, além do afeto estético, do momento à memória, fica o dissernimento, a tranquilidade e a ombridade de dizer que não se demarca a existência de uma companhia oficial, bem como de uma obra de arte apenas pela sua funcionalidade... ela existe e sobrevive enquanto houver a quem possa interessar.Duto Santanahttps://www.blogger.com/profile/10436078665398233995noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6350060519598436819.post-82804852379938764912010-08-25T12:07:44.401-07:002010-08-25T12:07:44.401-07:00Este comentário foi removido pelo autor.Duto Santanahttps://www.blogger.com/profile/10436078665398233995noreply@blogger.com