Mas ontem, embaladas pelas canções do cd de Natal de Celine Dion (referenciado no título desta postagem) duas imagens se cruzaram, uma fictícia e outra real. Uma onde ele cuida dela e outra onde ela ainda cuida dele.
A primeira imagem, do filme "Up - Altas Aventuras" (EUA, 2009), é do casal Karl e Ellie. Se conheceram na infância e compartilharam do mesmo sonho: viajar num dirigível para conhecer a América do Sul. Todavia, as surpresas da vida mudam, a seu bel prazer, as coisas que pretendemos fazer. Mas se perpetuam os gestos de ternura de Karl em cuidar de Ellie quando precisou e seguir cuidando do sonho dela quando ela já não mais podia lutar por ele.

A segunda imagem é bem mais táctil, um presépio vivo, onde José e Jesus se (con)fundem sob o nome de Alfredo. Uma senhora de nome Maria dedicada em cuidar de 'Jesus-Alfredo' já mais próximo da Páscoa do que do Natal, fragilizado pelo mal de parkinson. Um senhor que volta a ser criança, invertendo aos nossos olhos aquilo que entendemos por linha da vida. Um nascimento ao revés que arrepia e comove, pois explicita o quão frágeis somos todos nós. E Maria consegue cuidar dele para além das forças de seu corpo já cansado pelo tempo. Uma Maria cheia de graça, mas sem anjo e boa-nova. Uma Compadecida, como narrou Suassuna.

Na dor e na doçura dessas imagens penso e rezo a vida, tanto a que continua quanto a que finda. Declaro só pra mim, entre lágrimas e sorrisos, que estes são os momentos especiais da vida, que nos colocam na parede, no limite, no centro, no eixo, no rumo certo. As imagens e a canção ressoam carinhosamente em meus ouvidos dizendo: "these are the special times" .
Imagens capturadas em:
http://olipoli.tumblr.com/post/267714764/pmslikeabitch-via-heckyeahup-carl-and-ellie
http://blogdomrcondes.blogspot.com/2007_12_01_archive.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário