31 de julho de 2010

Para que serve um blog?


A pergunta se mostrou quando Jaqueline, a personagem de Cláudia Raia na nova versão da novela Ti Ti Ti, disse que nos Anos 80, expressava-se a rebeldia pichando muros e hoje se escreve em blogs, coisa que qualquer um pode fazer.

Bem, meu blog completou um ano ontem, 30 de julho, sou um desses "qualquer um" que picha rebeldias na internet. Todavia, minhas rebeldias não são tão rebeldes quanto as de três décadas atrás. São apenas pensamentos não enquadrados, avessos à metodologia acadêmica, meio soltos, flexíveis, cotidianos, partidos do movimento das minhas vivências, dançantes e dançáveis, por isso, dançamentos.

Nesses doze meses de existência virtual, o propósito do 'dançamentos' foi ganhando corpo, empreendendo (mu)danças, reconstruindo-se ao longo das contaminações minhas na vida e da vida em mim. Juntos, nesse dúzia de meses, fomos nos contaminando, alterando nossos propósitos, trocando variadas informações.

Bricolagens de filosofia, dança, imagem, poesia, música e cotidiano misturados pela minha maneira de construir relações, dão os tons do que tem sido o 'dançamentos'. Um espaço onde escrevo, digo, danço sem precisar das satisfações metodológicas. É um ambiente onde posso ser eu com a mais aberta das regras.

Embora existam certas 'Rainhas de Copas' da academia que cortam inúmeras cabeças e arrotam em bom tom o que seja 'o conhecimento', faço do 'dançamentos' uma forma particular de me relacionar com o que me cerca e elaborar pequenas falas, que são sim, uma forma de conhecer e de dar a conhecer.

Sem interesse em ibope, sigo como Alice, desinteressado por livros que não suscitam imagens, ou, como Chapeleiro Maluco, questionando a diferença entre corvos e escrivaninhas. Sigo dizendo coisas sabendo que poderei ser ouvido, visto, lido. Esperança boa, de multiplicar relações, que me faz seguir tendo bons dançamentos.

Imagem: ilustração criada por Wolney Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário