10 de outubro de 2010

Jardins Cinzentos


Em que estamos dispostos a gastar nossa vida? A arte ainda é um sonho de loucos? Qual o limite entre o luxo e o lixo? Como continuar a vida mesmo tendo perdido a própria música?

Perguntas desenhadas nas imagens do jardim cinzento habitado por mãe e filha, duas mulheres que se isolam da vida em sociedade, do casamento, dos homens, do dinheiro.


Vidas reclusas, uma em função da outra. Vidas privadas, presas em si mesmas. Vidas restritas, habitantes de um mundo que é sua própria casa.

O sonho de ser artista, a mãe cantora e a filha dançarina, (sub)emerge naquela paráfrase da realidade que elas criaram dentro de casa, onde o luxo e o lixo foram se misturando numa espantosa harmonia.


Uma singela loucura faz das duas mulheres um misto de pessoa e personagem que não mais sente as mazelas da solidão, do fracasso, da miséria. Pelo contrário, habituam-se a elas de um modo peculiar, compondo um cotidiano lúgubre e meio anárquico.


Entre insetos, gatos, guaxinins e outros bichos que conseguem habitar a sujeira, vivem, no filme, e viveram na realidade, as parentes de Jacqueline Kennedy. “Grey Gardens do luxo à decadência” (2009), dirigido por Michael Sucsy, conta uma história que, por mais hedionda que pareça, é baseada num acontecimento real. Duas mulheres reais optaram por viver num jardim cinzento.


Jessica Lange e Drew Barrymore fazem de sua interpretação uma verdadeira experiência antropológica, dando vida à Edie mãe e à Edie filha e criando imagens que borram os limites entre ser e atuar. "Eu só disse frases sensatas nesse filme, não é"? Pergunta Edie mãe. "Sim, mamãe, você é uma estrela!" Responde Edie filha.

Quando desistência, acomodação e independência se misturam tornando-se uma opção de vida. Uma história assim, nasceu para virar filme. Como Edie mãe, quando questionada acerca de se tinha algum comentário sobre o documentário produzido sobre suas vidas, finalizo dizendo: “Está tudo no filme”.

Imagens capturadas em:
http://wesduvall.com/new-york-magazine/
http://www.starpulse.com/Movies/Grey_Gardens/Pictures/

Nenhum comentário:

Postar um comentário