27 de outubro de 2010

"Mostre em vez de dizer"


Cozinhando na televisão, Julia Child foi pioneira na utilização das imagens em primeiro plano, para permitir o acompanhamento das mãos movendo-se de uma tarefa para a seguinte. Da mesma forma, as ilustrações de seu livro enfatizam os procedimentos mais difícieis a serem desempenhados pela mão.

Nas instruções de suas receitas, Child tem o foco voltado para a empatia em relação ao cozinheiro, para o protagonista humano. Sua linguagem é cheia de analogias, antes vagas que exatas, por um motivo específico: 'cortar o tendão da galinha é como cortar um barbante'.

Ser "como" alguma coisa mas não "exatamente o mesmo" faz com que o cérebro e a mão se concentrem no próprio ato de cortar o tendão. Existe também uma questão emocional nas analogias vagas: a ideia de que um novo gesto ou ato é mais ou menos semelhante a alguma coisa que já fizemos tem o objetivo específico de inspirar confiança.


(...) o especialista orienta antecipando as dificuldades para o novato; associam-se a simpatia e a preensão. É o método de Julia Child. (...) instruir de maneira expressiva.


Trecho do capítulo 6 (Instruções expressivas) do livro "O Artifice" de Richard Sennett
Imagens do filme "Julia e Julie"
capturadas em:
http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?id_filme=5320&aba=detalhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário