9 de março de 2010

Onde moram os deuses

PERCY: Você quer dizer que os deuses gregos estão aqui? Tipo... nos Estados Unidos?

QUÍRON: Os deuses mudam com o coração do ocidente. (...) O que vocês chamam de "civilização ocidental". Você acha que é apenas um conceito abstrato? Não, é uma força viva. Uma consciência coletiva que ardeu brilhantemente por milhares de anos. Os deuses são parte dela. Você pode até dizer que eles são sua fonte ou, ou pelo menos, que estão ligados tão intimamente a ela que possivelmente não vão deixar de existir, a não ser que toda a civilização ocidental seja destruída. A chama começou na Grécia. (...) o coração da chama se mudou para Roma, e assim fizeram os deuses. E assim por diante... se mudaram para a Alemanha, para a França, para a Espanha... Aonde quer que a chama brilhasse mais, lá estavam os deuses. Eles passaram vários séculos na Inglaterra. Olhe para a arquitetura. As pessoas não esquecem dos deuses. Em todos os lugares onde reinaram, nos últimos três mil anos, você pode vê-los em pinturas, em estátuas, nos prédios mais importantes. E sim, Percy, é claro que agora eles estão nos Estados Unidos. Olhe para o símbolo do país, a águia de Zeus. Olhe para a estátua de Prometeu no Rockefeller Center, para as fachadas dos edifícios governamentais em Washington. (...) Os Estados Unidos são agora o coração da chama. São a grande potência do Ocidente. E, portanto, o Olimpo é aqui.
(RIORDAN, 2010, p. 80-81)

LUKE: Nós não passamos de peões dos deuses. Eles já teriam sido derrubados há milhares de anos, mas persistem, graças a nós...

PERCY: Você está falando de nossos pais...

LUKE: E por isso eu preciso amá-los? A sua preciosa "civilização ocidental" é uma doença, Percy. Ela está matando o mundo. O único meio de detê-la é queimá-la completamente e começar tudo de novo com algo mais honesto.
(RIORDAN, 2010, p. 375)

Texto do Livro "O ladrão de raios" de Rick Riordan
Imagens da adaptação cinematográfica "Percy Jackson e o ladrão de raios" dirigida por Chris Colombus (EUA, 2010), capturadas no site Cinema em Cena:
http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?id_filme=6151&aba=detalhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário