15 de março de 2010

E o Oscar foi para...

O tHErROrÍSMO dos Estados Unidos?!
Sem o dúvida o terrorismo precisa ser desarmado, mas, com mais terrorismo vestido de super herói?

O filme "Guerra ao Terror" (EUA, 2009), dirigido por Kathryn Bigelow, traz à tela a guerra no Iraque vista pelos olhos de uma mulher, norte-americana. A narrativa, a fotografia, o movimento de câmera e a possibilidade de imersão do espectador na questão abordada exemplificam um competente trabalho de cinema contemporâneo, com um tema já bem conhecido.

Desarmar bombas que minam a terra, as máquinas e o corpo é a força tarefa que norteia o enredo em cenas que tensionam a postura, a atenção e a participação do espectador. Os soldados do exército invasor, norte-americano, tratam os iraquianos com hostilidade, tanto nas ruas como dentro de suas próprias casas. São inocentes, invasores e insurgentes gemendo, chorando, matando e morrendo num vale de fogo, morte e lágrimas.

O terror da guerra mina o corpo de combatentes, insurgentes e inocentes. São todos "gatos com a pata quebrada" cambaleando em meio ao lixo a às explosões. É intrigante e, ao mesmo tempo, cômica, a cena em que o comandante William James, inetrpretado por Jeremy Renner, tão hábil e corajoso em desarmar bombas, na guerra, se vê completamente perdido e indeciso ao ter que escolher qual cereal comprar, no supermercado.

O final do filme chega com certo alívio, fim dos combates, vida tranquila ao personagem junto de sua família. Todavia, o bravo comandante, que se perde entre cereais, consente, perante o filho, ainda bebê, que o sistema da guerra já faz parte do seu ser, estando entre as coisas que ele mais ama. Heroísmo ou terrorísmo?

A problemática ambiental enfocada no filme "Avatar", ou, os dilemas sociais, raciais e familiares mostrados no filme "Precious" são menos dignos de um Oscar do que o tHErROrÍSMO norte-americano mostrado em "Guerra ao Terror"? Fica a dúvida se o prêmio e o filme são uma crítica ou uma apologia ao terror e à guerra dos quais os Estados Unidos são coresponsáveis.

Imagens capturadas no site Cinema em Cena:
http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?id_filme=6068&aba=detalhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário