1 de março de 2010

Nós 4uatro fomos ver o 5inco

Elke, Jaque, Nirlyn, Oda, nós 4uatro. Fomos ver o 5inco.sobre.o.mesmo, trabalho de dança contemporânea, concebido e coordenado por João Queiroz (Teatro Vila Velha - Salvador), no qual 5inco criadores-intérpretes desenvolveram, independentemente, adaptações-recriações do texto "Orta ou alguém dançando" de Gertrude Stein. Após 8ito meses de trabalho individual os 5inco se juntaram para integrar os resultados e definir o formato do espetáculo.

5inco intérpretes
4uatro mulheres + um homem
2 vestidos + 3 calças + 3 blusas
5inco xícaras brancas
25 lâmpadas penduradas
1 cadeira
1 banquinho
1 cigarro + 1 cinzeiro branco
(e possivelmente outras coisas que não lembro)

Com entradas e saídas que quase não interferiam uma na outra os intérpretes realizaram partituras de movimento bastante autorais que se repetiam ao longo da apresentação em diferentes espaços. A música sugeria uma espécie de suspense que rimava com a iluminação, proposta pelas 25 lâmpadas penduradas em cena, e permitia algumas vibrações, esparsas, nos corpos dos intérpretes.

A possibilidade de ver a obra de diferentes ângulos, que não só o campo de visão frontal do palco italiano, poderia diversificar a gama de significados através de uma apareciação multifocal.

Imagens... De uma mulher deitada no chão, como o pé direito unido ao joelho esquerdo, multiplicando movimentos esquartejados pela iluminação e investigando possibilidades de equilíbrio, locomoção, apoios. De outra mulher sentada numa cadeira buscando evidências ou coincidências em trasparências muito próximas do seu rosto.

Ao final, um dos intérpretes aciona um retroprojetor que destaca uma frase da autora estudada pelos 5inco, soando como legenda, moral da história ou mensagem final.

Penso ter significado o espetáculo como algo quase matemático, direto, exato, preto e branco, sem muitos alargamentos interpretativos. Não fui muito além do que vi. Quem sabe, a idéia seja essa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário