10 de maio de 2010

Pina e Perdas


Uma perda irreparável. Procura sem encontro. Encosto sem parede. Dança sem Pina. Tadashi Endo, no solo 'Ikiru', sem receio ou necessidade, oscila entre ser e não ser, fragmenta acessos a estereótipos de dança e cria uma ambiência cênica para homenagear Pina Bausch, em 25/04/2010, no Teatro Vila Velha, Salvador/BA.

Forte e doce, firme e terno, Tadashi dança com referências do Butoh-Ma e possibilita aproximações com o ambeinte do Café Müller, espetáculo em que Pina Bausch dançava. O tom obscuro e meditativo enseja a sensação de perda, de algo que não mais se alcança, a não ser pela saudade e pela lembrança corporalizadas. Na gestualidade ecoam aproximações do bailado de Pina por entre as cadeiras, mesas e paredes do Café Müller... Latências de perda e saudade.

Tadashi corporaliza uma 'Pina oriental' que só ao despir-se trasnparece o homem em homenagem à diva da dança contemporânea. A sutileza desse gesto não se interpõe como surpresa, mas compõe e acompanha a proposição artística com sensatez coreográfica. A homenagem é o próprio homem que homenageia.

O sentimento de perda é o sobrevivente que encosta a vida na parede e questiona o como é possível seguir sem...

Foto de Adalberto Lima, capturada em: http://www.teatrovilavelha.com.br/festivalvivadanca/?p=44

Nenhum comentário:

Postar um comentário