6 de agosto de 2010

Interrogações risonhas


Alheio aos sentimentos que repelem meu jeito bom de querer, acordei com rumores embaixo do meu travesseiro. Eram minhas incognitas e minhas dúvidas falando mal de mim. Fiquei surpreso e elas perplexas por terem sido apanhadas naquela situação.

Constrangido, mas, no intuito de quebrar o gelo, convidei-as para tomar um chá comigo. Como boas atrizes, aceitaram sorridentes e com prontidão. Pontuias e bem vestidas, chegaram às 5 horas. Engolindo o nó na garganta, chamei-as à mesa. Olhares. Suspiros. Pontos de interrogação soltos no ar.

A que devemos a graça deste convite, perguntaram as incognitas. Pensando bem antes de falar, tentei sorrir e disse: "Talvez, por uma necessidade pessoal de atenção filosófica e afetiva". Minha resposta não as convenceu. Sentindo o clima pesar, as dúvidas pediram a palavra e propuseram uma trégua.

Sem entender a proposta e anciosos para saborear o chá, conduzimos as xícaras até nossos lábios. Para a surpresa de todos, o chá estava gelado. Os olhares se cruzaram, os pontos de interrogação se inflamaram, mas ninguém ousou dizer uma só palavra.

Sem nenhum elogiu a fazer, as dúvidas me olharam com certa ternura e perguntaram: "Que pretendes fazer de hoje em diante, menino, se teu prazer pulula de canto em canto, tua poesia soa como recados inertes e tua liberdade desponta como brincadeira enfadonha?"

Levantei-me para responder, mas solucei, perdi as palavras, baixei a cabeça. Percebendo minha emoção meio ensaiada, as dúvidas se aproximaram, tocaram minhas mãos, pés e cabeça e disseram: "Teu ceticismo precisa descer dois degraus, tirar os sapatos, sentar no tapete e procurar o anel que tu perdestes. Ele é de vidro mas não se quebrou. Todavia, encontrá-lo não te trás garantias."

O silêncio tomou conta de vez do ambiente. Minhas convidadas foram saindo uma a uma, em doce e amigável despedida. Fiquei sozinho à mesa, desenhando um rosto em sobras de pão sobre a mesa, encarando olhos imaginários e respirando pontos de interrogação que riam de mim soltos pelo ar.


Imagens: ilustrações de Luiz Zerbini para o livro "Alice no País das Maravilhas" (Lewis Carroll) publicado pela Cosacnaify.
Capturadas em:
http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?tag=paul-mccartney
http://mariaestilo.blogspot.com/2009/12/lancamento-do-livro-alice-no-pais-das.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário