26 de dezembro de 2010

These are special times

Ontem foi Natal. Um tempo especial que ainda enternece meus sentimentos, seja pelo apelo cristão do Deus-verbo que se faz Homem-corpo, pelas preciosas lembranças de minha infância, ou, pela saudade de casa, pelas ausências de pessoas especiais com quem vivi outros natais... Enfim, tantas imagens poderiam ser acrescentadas.

Mas ontem, embaladas pelas canções do cd de Natal de Celine Dion (referenciado no título desta postagem) duas imagens se cruzaram, uma fictícia e outra real. Uma onde ele cuida dela e outra onde ela ainda cuida dele.

A primeira imagem, do filme "Up - Altas Aventuras" (EUA, 2009), é do casal Karl e Ellie. Se conheceram na infância e compartilharam do mesmo sonho: viajar num dirigível para conhecer a América do Sul. Todavia, as surpresas da vida mudam, a seu bel prazer, as coisas que pretendemos fazer. Mas se perpetuam os gestos de ternura de Karl em cuidar de Ellie quando precisou e seguir cuidando do sonho dela quando ela já não mais podia lutar por ele.


A segunda imagem é bem mais táctil, um presépio vivo, onde José e Jesus se (con)fundem sob o nome de Alfredo. Uma senhora de nome Maria dedicada em cuidar de 'Jesus-Alfredo' já mais próximo da Páscoa do que do Natal, fragilizado pelo mal de parkinson. Um senhor que volta a ser criança, invertendo aos nossos olhos aquilo que entendemos por linha da vida. Um nascimento ao revés que arrepia e comove, pois explicita o quão frágeis somos todos nós. E Maria consegue cuidar dele para além das forças de seu corpo já cansado pelo tempo. Uma Maria cheia de graça, mas sem anjo e boa-nova. Uma Compadecida, como narrou Suassuna.


Na dor e na doçura dessas imagens penso e rezo a vida, tanto a que continua quanto a que finda. Declaro só pra mim, entre lágrimas e sorrisos, que estes são os momentos especiais da vida, que nos colocam na parede, no limite, no centro, no eixo, no rumo certo. As imagens e a canção ressoam carinhosamente em meus ouvidos dizendo: "these are the special times" .


Imagens capturadas em:
http://olipoli.tumblr.com/post/267714764/pmslikeabitch-via-heckyeahup-carl-and-ellie
http://blogdomrcondes.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário