12 de fevereiro de 2010

De um tempo atrás... 7

Sobre Deusas e Titãs
Quando o "super cine", ou a "tela quente" de 25 anos atrás exibia o lendário "Fúria de Titãs", o menino se preparava para a sessão de heróis, cavalo alado, feiticeiras, deuses, cabelos em forma de serpentes... A mitologia grega ditava a regra naquela noite em tons de preto e branco. Mas a criança levada, que passara o dia aventurando, adormecia no colo da mãe sem poder ver o desfecho da tragédia.

O prazer maior estava sempre na manhã do dia seguinte, na tarde, na outra noite, quando desse na telha... O menino tinha predileção por ouvir sua mãe narrar a sequência do enredo. Como Perseu matou a Medusa? Ele não virou pedra? Ele voou mais vezes montado no Pégasus? Como foi a luta com o Titã? O que aconteceu com a princesa Andrômeda? Mãe e filho reviviam o filme, refaziam o roteiro misturando-o com os afazeres cotidianos. Quintal e cozinha, forno e galpão viravam palco para heroísmos humanos e poderes divinos.

Para o menino, o filme, em si, não mais importava, mas sim, esse filme, colorido, que discorria pela voz materna, tal qual Afrodite. Uma narrativa tecida entre sorrisos e brilho nos olhos de ambos. A mitologia tomava novos tons em imagens tão afetivas que até hoje se prolongam na memória do menino. Simbiose encantada... Pena que o tempo só perpetua as imagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário