8 de fevereiro de 2010

Homem brincando de boneca

Um homem brincando de boneca. E por incrível que pareça, não de brincadeira, sério mesmo. É o que se pode ver no filme "A garota ideal" (EUA, 2007), dirigido por Craig Gillespie. Uma comédia dramática, confundida com comédia pastelão na prateleira da locadoura, que narra a vida de Lars (Ryan Gosling), um homem recluso, tímido e solitário que usava várias peças de roupa para não ser tocado: o toque lhe doía. Ele nunca fora estimulado, ou, sequer, orientado acerca da sexualidade. Era órfão de pai e mãe, meio esquecido pela família.

Certo dia, Lars comprou uma namorada. Bianca. Uma "sexy doll" comercializada na internet. Numa cadeira de rodas, Lars inseriu Bianca na vida social apresentando-a às pessoas em festas, na igreja, na rua... Bianca foi aceita pela comunidade, que, com solidariedade, soube entender o momento e o modo que Lars encontrou para lidar com suas dores, traumas e lacunas existenciais. Com Bianca, Lars foi ensaiando modos de se aproximar, se dar a conhecer, respeitar e deixar partir. Vale lembrar que ele não transou com ela, não era de uma disfunção sexual que ele sofria.

Bianca - uma metáfora - escudo, ou, ponte para a relação com os outros. Um corpo inanimado que, simbolicamente, ajuda a animar um corpo vivo retido por relações opacas, atenções não concedidas, abraços partidos, beijos frios, perdas não compreendidas, carinhos mecânicos, desejos presos, afetos dormentes. A médica, as doces senhoras, o padre, o irmão, a cunhada... A comunidade - grande corpo - onde cada membro soube acolher, entender e amar mesmo que parecesse devaneio, loucura, disparate. Pessoas que souberam fazer parte da 'fantasia real' para que Lars superasse seus medos, fizesse seus lutos, se despedisse de Bianca quando necessário e encontrasse Biancas vivas para lhe tocar sem mais sentir dor. Um filme simples e despretencioso, uma meiga metáfora de como aprender a amar o próximo e a si mesmo. Quem de nós precisaria de uma "Bianca"? Que tal brincarmos de boneca?

Imagem capturada em: http://www.adorocinema.com/filmes/garota-ideal/imagens/1245084083_garotaideal03/#imagens

2 comentários:

  1. Mas será amor isso? Não é mais fácil deixar alguém se escondendo atrás de uma fantasia do que enfreta-lo e traze-lo de volta a realidade?
    Acho que o que os amigos fizeram foi egoísmo não amor...

    ;p

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo sua impressão... Também tive esta mesma postura no início do filme. Mas o desenrolar da trama não é nada óbvio... é despretencioso e bem acertado. Bom mesmo é ver o filme e construir interpretações.

    ResponderExcluir