2 de julho de 2010

Beleza insubordinável


Mesmo no árido deserto das mutilações humanas, desabrocham flores belas e fortes capazes de semear vida por todos os cantos. É caso da ex-modelo e atual embaixadora da ONU, Waris Dirie. Africana, circuncidada, fugitiva, sobrevivente, insubordinável, modelo... Modelo de mulher.

O filme "Flor do Deserto" (2009), dirigido por Sherry Horman, narra a tragetória da bela mulher privada de sua sexualidade, impedida de sentir prazer, mutilada em sua feminilidade. Vítima-amostra das tantas que não conseguem, ou, não querem atravessar o deserto para fugir.


O deserto africano que Waris atravessa, para tentar recompor sua dignidade noutro lugar, é metáfora do deserto, da aridez, da escassez de vida causados pelas atrocidades que a humanidade é capaz de produzir para legitimar interesses, costumes, poderes e saberes.

Quem detém o direito de privar outro ser humano de sentir prazer? De onde provém o mandamento que exige que o sexo seja 'cortado' e 'costurado'? Por quem diabos essas 'navalhas', 'tesouras', 'linhas', 'agulhas'... foram criadas?

Ainda serão necessárias muitas (re)significações nos modos de ser homem e de ser mulher.

Imagens capturadas em:
http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?id_filme=10732&aba=detalhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário