14 de julho de 2010

Mel e Ferrão, Ternura e Firmeza, Mulheres e Abelhas


Que das abelhas não se veja apenas o ferrão e a dor da picada, mas a beleza de sua organização, sua inteligência de enxame e a doçura suplementar do seu mel.

"A Vida Secreta das Abelhas" (EUA, 2008), dirigido por Gina Prince-Bythewood e baseado no livro, de mesmo nome, escrito por Sue Monk Kidd, tece metáforas, imagens e diálogos que encantam os olhos, aquecem o coração, aliviam amarras, aproximam distâncias e flexibilizam tempos.

Uma colméia de fêmeas, um enxame de divas... Em 1964, Carolina do Sul/EUA, durante as lutas pelo fim do apartheid e a conquita do direito ao voto pelos Negros/as. Mulheres, Marias, Negras, Abelhas que com ferrão e mel, firmeza e ternura, criam estratégias de sobrevivência e formas de se relacionar em meio ao racismo infundado.


Lilly (Dakota Fanning) é uma adolescente que desde os quatro anos de idade se culpa pela morte da mãe, figura da qual, ela só tem lembranças, saudade e dúvidas. Lilly foge do pai ríspido e Rosaleen (Jennifer Hudson), a empregada, foge do racismo. Por intuição/razão/propósito ambas chegam na casa de August (Queen Latifah), June (Alicia Keys) e May (Sophie Okonedo), três irmãs que são apicultoras.


Nessa colméia, muitas revelações e enfrentamentos ocorrem. Modos de ser e amar, fardos de lamentações, perdas, aflições e afeições. Possibilidades esperançosas de que as pessoas podem começar de um jeito e com o passar da vida terminar completamente diferentes. Proposições éticas de que o que importa é o que você faz com a verdade. Esboços poéticos de que os escritores imaginam coisas que não vemos...


Imagens capturadas em:
http://www.fanpop.com/spots/the-secret-life-of-bees/images/12143823/title/secret-life-bees-screencap
http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?id_filme=6941&aba=detalhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário