22 de agosto de 2010

Lendo os signos das estrelas humanas


Como se o céu em noite estrelada de Van Gogh fosse (re)pintado para a tela do cinema... Estrelas que se movem, que se perdem, que se doam, que caem, que vivem...

Já está tudo escrito ou podemos mudar alguma coisa? Perdas ou movimento? Somos amados porque somos bons, ou, somos bons porque somos amados? Perguntas tantas trazidos pelo filme "O Signo da Cidade" (BRA, 2009), dirigido por Carlos Alberto Riccelli, com roteiro e atuação de Bruna Lombardi.

Os cacos de histórias humanas bricolados, tecem texturas e (con)textos tétricos, tristes e ternos. Cotidianos alheios conectados pelas minúcias, misérias e meandros humanos. Téca (Bruna Lombardi), uma astróloga e locutora de rádio, corpo que se (ex)põe à relação com os mais diferentes corpos. Ela observa, absorve, interfere, acolhe, afasta... Atravessa e é transpassada pelas afiadas nuances da vida que não pedem licenças para entrar ou sair.

Quando ler estrelas é ler pessoas... Ler corpos celestes pode ser ler corpos terrestes, dado que, também somos compostos por pó de estrela. Ler brilhos, (de)cadências, gestos, palavras, devaneios, mortes súbitas, mortes lentas, revelações que se interpõe e desajustam os detalhes da tranquilidade pretendida. Ler as imagens da vida real e dar conta do signo que elas sugerem. Como é possível ler a complexidade vivida?

Mais interessante ainda, é quando se olha o filme enchergando o próprio rosto refletido na tela. Coincidência efêmera? Destino? Vêr-se no filme e sentir-se parte dos dramas corriqueiros expostos na tela em forma de arte é dizer a mim que estou vivo. Ver os olhos (m)olhados, o peito dormente, os ombros encolhidos... Homem que se (con)funde com o enredo, enredado também.


Obra prima, irmã, tia, amante e mãe! Possibilita pensar que perder é mover... Ler as perdas como movimentos da trajetória, permitindo um sentir mais alargado da vida e, assim, um distencionar das dores. Faz crer que o amor pode nos tornar bons, e não que os juramentos de bondade nos farão amados.

Imagens capturadas em:
http://revistacatorze.com.br/?p=1191
http://grupoviagem.uol.com.br/grv_materia.vxlpub?codmateria=885

Nenhum comentário:

Postar um comentário