23 de fevereiro de 2012

"Improvizos" que seguem carnavalizando no coração da gente


Ontem dormi pensando nos "improvizos" da vida, aqueles que nós inventamos e os que se sucedem entre os acasos do cotidiano... E que no fundo, todos se misturam e fazem da existência uma teia de acontecimentos e de relações.

Nós improvisamos a vida, a reinventamos a cada instante, e, reciprocamente, a vida nos recria, entre improvisações projetadas e outras sequer imaginadas. Esses improvisos e improvisações não são frutos de puras abstrações, mas sim, são ações de corpos, de personagens concretos, de pessoas e seus afetos.

Digo isso para elucidar que meu ano de 2012 iniciou em versos, criações, alegorias, adereços, passos de dança, repiques de samba, gosto de vinho, risos e amizades. O que mais pode um homem querer para se sentir feliz?

Dancei por entre águas de dilúvio que, miraculosamente, se transformavam em vinho. Passeei entre deuses gregos e romanos, entre gladiadores, imperadores, faraós... Entre Cleópatra e seus amores. Encontrei baianas que, num semblante maternal, floresciam como videiras sorridentes. Vi imigrantes europeus e jesuítas plantando, colhendo e celebrando. Personagens tantos que, dos mitos à realidade, faziam do vinho sangue, alma, essência e prazer.

Nesse enredo, também haviam personagens reais, que em seus modos particulares de ser, davam forma aos fictícios, às fantasias e às relações humanas:

Vini: que, como Che, presidia com firmeza e ternura.
Antônio: que, entre sufocos e sumiços, conduzia a equipe de carnavalescos.
Cesar: que, entre gritos e gentileza, sabia ser "Baco", amigo e tesoureiro.
Jeana (Creuza): que... "imperadores em Roma"... Agia com exigência e simpatia.
Nara: que, com carinho, se preocupava com as baianas, o Sadan, o Kiko e o "filho do meio".
Neco (e família): que abriam a casa e o coração para festejarmos.
Kiko: que, na parceria, sabia dividir a mortadela, a "citricus" e o carinho de sua generosa mãe. (Ele merece uma bola quadrada!!!).
Cebola e Gotão: parceiros, amigos, coordenadores de verdade, braços e ombros amigos.
Andrea (Rainha!!!), Bruno, Adriele, Marcos, Raquel, Ana, Jéssica, Douglas, Salomão e Mateus: nosso "dilúvio" na avenida e nossa amizade são nota 10!

O dito, "o bom filho à casa retorna", talvez ilustre os momentos que vivi como essas e tantas outras pessoas. Nossas idas e vindas trazem as marcas, os toques, o jeito de ser de cada pessoa, de cada relação que estabelecemos. Nosso corpo guarda com apego os afetos mais intensos, os olhares mais sinceros, os toques mais calorosos, os gestos mais generosos, as vitórias mais suadas e merecidas.

Nessa Escola, tanto aprendi, tanto me fizeram feliz... Me viram dançar, me deixaram dançar, me permitiram criar e valorizaram cada traço de minha criação. O que mais pode um artista desejar?

Entre saudades e um coração que hoje pulsa verde e rosa - cheio de alegrias - sigo "improvizando" minha existência. Pois Improvizo é construção, é criar com o disponível, é fantasia e realidade na dose certa, é alegoria e adereço que se moldam e mudam durante o processo, é trabalho e afeto entrelaçados, é festa, sorriso e lágrima. É um jeito de carnavalizar que me faz ver a vida como uma "improvização" constante, pois cada acontecimento é um "improvizo", feito por mãos humanas e divinas.


Que venham outros tantos carnavais para nossos corações alegrar... E no mais, "não importa como vai ser, em minha morte ou ainda vivo, vou jurar amor eternamente à Improvizo!"



Fotos: Odailso Berté e Arno Dresch.

6 comentários:

  1. que bonito cara, me emocionei, show de bola!! ja é membro da familia!! abraços

    ResponderExcluir
  2. Oda... você é sensacional... uma grande alma... uma pessoa magnifica... sincera... que nesses momentos os quais convivemos nos passou e nos ensinou muito... tenho somente a agradecer por tudo... e suas palavras me emocionaram... conte sempre comigo e com a família IMPROVIZO... este é o primeiro de uma era... o qual você sempre estará com nós...
    Abraços

    De seu Eterno Amigo

    CEBOLA

    ResponderExcluir
  3. Muito Schoww Oda....
    Vc foi 10.... Abraços!

    ResponderExcluir
  4. chorei!!!!
    Sempre digo que o carnaval e a Improvizo é uma grande oportunidade de se fazer amigos, de fazer daquele período de trabalho exaustivo o mais prazeroso possível através da camaradagem e do respeito para conquistar novas pessoas a fazer parte de nossas vidas.
    Meu grande amigo Oda, só posso agradecer pela amizade, o trabalho é consequência, mas a amizade é eterna, saber que em outras oportunidades e em lugares bem diferentes de um barracão de escola de samba vamos nos encontrar e celebrar a amizade.
    Foi um grande prazer te conhecer cara, foste um pilar que nos deu imensa segurança para ir adiante.
    És improvizo de alma e coração e tenho certeza de que a Improvizo é você também, dedicação.
    Um grande abraço meu amigo, e que possamos repetir essas histórias tantas quantas vezes desejarmos.

    ResponderExcluir
  5. ODA AMADO!!! As tuas palavras são tão belas que me sinto até constrangida em escrever, mesmo assim acho que você merce saber o quanto foi importante para nós, para mim, em especial. O nosso muito obrigado é pouco para refletir o carinho que sentimos por ti...
    Volte sempre que puder e saiba que a nossa casa e os nossos braços estarão sempre abertos para te acolher.
    No mais, tb acho que o kiko merece uma bola quadrada, acho que a Creuza quer ter oportunidade de te reencontrar no próximo carnaval(ou antes) e que os imperadores continuam em Roma!!! hehehehe...
    Grande beijo e te adoramos!!!

    ResponderExcluir
  6. Que linda inspiração Oda! Seu trabalho foi tão lindo como suas palavras. Sua homenagem tão profunda quanto a sua alma. Suas juras são tão penetrantes que até o mais famoso cidadão de Verona, um Montecchio, sentiria-se acanhado com tamanha devoção.
    Seus elogios à nação são maravilhosamente degustadas como um Chandon de Mendoza.
    Quem bom lê-lo... e que bom foi tê-lo conosco...forte abraço Oda!!

    ResponderExcluir