14 de março de 2012

W.E. - Imagens que dançam e su(o)am perguntas


Para quem acha que Madonna é só mais uma entre as tantas e repetitivas cantoras pop do momento, se engana. Ela também pode não ser, ainda, uma grande diretora e roteirista de cinema, mas soube, primorosamente, compor, enquadrar, escolher e dar movimento às imagens que estruturam o filme "W.E. - O Romance do Século" (2011).

Como objetos de importância pessoal ganham notoriedade e importância pública com o passar do tempo? Por que depositamos valores econômicos, sentimentais e afetivos em coisas que pertenceram a outros? Como os objetos, as histórias, as imagens de outros podem influenciar na nossa própria história? Que rumo nossa vida pode tomar a partir de uma simples imagem?

Um rei abandona o trono por uma plebeia. E a plebeia, o que teve de abandonar por causa do rei? Esse, entre tantos outros ao longo da história, são os lados ocultados. São discursos femininos emudecidos. Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, Wallis (Andrea Riseborough), a plebeia, precisou sobreviver ao romance (com o Rei Eduardo VIII) que escandalizou a Inglaterra.

Entre grandes acontecimentos históricos, micro-histórias tecem redes afetivas, influenciam decisões políticas, fundamentam tomadas de posição, sedimentam a vida pública de grandes autoridades. O cotidiano miúdo determina rumos, modos de ser, escolhas.

Noutro tempo, noutro lugar, como essas histórias ganham novo significado e podem mobilizar a vida de outras pessoas? Separada de tais eventos há quase seis décadas depois, em NY, Wally (Abbie Cornish) é movida, tocada pela história de Wallis. História que ela lê, vê e toca por meio de imagens, objetos, cartas. Como a história de uma mobiliza a vivência da outra? Por que nos apegamos à experiência do outro de modo que ela determine nosso agir? Que teias "misteriosas" são essas que nos unem desrespeitando fronteiras de tempo e espaço?


Madonna e sua equipe técnica/artística conseguiram produzir imagens que dançam e, como gotas de suor brotadas do belo e incansável movimento, expelem perguntas que movem o pensar/sentir de quem sintoniza sua atenção com a obra.


Imagens capturadas aqui.

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